| 09/06/2008 11h05min
O governo brasileiro se propõe a utilizar as receitas das jazidas petrolíferas recém descobertas no país para criar, em um prazo de três a cinco anos, um fundo soberano avaliado entre US$ 200 bilhões e US$ 300 bilhões. Assim assinalou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista publicada nesta segunda-feira, dia 9, pelo jornal Financial Times.
Segundo Mantega, o governo acredita que essas novas jazidas podem conter reservas avaliadas entre 40 e 50 bilhões de barris. Caso sejam confirmados os prognósticos, o Brasil deixaria de ser um país auto-suficiente em petróleo, para se transformar em uma das grandes potências petrolíferas do planeta. Somadas às reservas atuais, as novas jazidas podem levar o Brasil ao oitavo posto entre as potências petrolíferas do mundo, à frente, inclusive, da Rússia.
O novo projeto sobre o fundo deverá ser encaminhado ao Congresso ainda nesta semana, para que seja aprovado pelo Legislativo em um prazo máximo de 45 dias. O
fundo reformulado se assemelharia
na primeira etapa a um fundo de estabilidade fiscal, que reservaria 0,5% do Produto Interno Bruto para dedicá-lo a uma reserva de contingência.