| 09/06/2008 07h24min
Quatro partidos sunitas da província de Al-Anbar (oeste do Iraque) formaram uma coalizão para concorrer às eleições provinciais de outubro. As quatro legendas que integram o novo partido são o Conselho de Salvação de Al-Anbar; o Movimento de Salvação do Iraque; o Bloco de Intelectuais de Al-Anbar e a União pela União Nacional.
O xeque Hamid al-Hayes acrescentou que o Partido Islâmico do Iraque, liderado pelo vice-presidente iraquiano, Tareq al-Hashemi, foi excluído da coalizão por causa de algumas diferenças existentes.
— O objetivo desta aliança é unir os esforços de todas as forças na província para as eleições, a fim de conseguir conselhos provinciais fortes capazes de vencer e resolver os problemas vividos em Al-Anbar — disse Hayes.
As eleições serão realizadas em todas as províncias do Iraque, exceto nas três da região autônoma do Curdistão iraquiano (Erbil, Suleimaniya e Dahuk).
Os dirigentes sunitas criticaram a realização
do pleito, pois consideram que é um passo
adiante na divisão do Iraque em entidades étnicas. Por sua parte, os xiitas defendem que as eleições são necessárias para dar mais poder às províncias na hora de lidar com os assuntos cotidianos.