| 08/06/2008 16h31min
Nesse final de semana, a cidade de Araxá, no Triângulo Mineiro, foi sede do I Congresso Internacional das Raças Gir e Girolando. Especialistas nacionais e internacionais estiveram reunidos com o objetivo de mobilizar técnicos e produtores para a importância do papel destas raças no avanço da pecuária leiteira do Brasil.
Com o cenário favorável para o setor, o mercado trouxe de volta a rentabilidade e a resposta veio de imediato: nos primeiros cinco meses de 2008 a produção de leite aumentou em 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Já crescimento nas exportações de leite em pó provocou disputa entre os produtores mais eficientes, principalmente nas regiões do Triangulo Mineiro e no sudoeste de Goiás. Nestas áreas, o litro de leite tem a média de preços mais cara do país.
Este cenário estimulou os produtores na busca por estratégias para o Brasil não perder a competitividade e o congresso de Araxá mobilizou as lideranças da pecuária do leite. Em mais de 20 palestras, temas como mercado, genética, sanidade e a importância da raça Gir como solução para as regiões tropicais do planeta. O evento serviu também para revelar que o Brasil está reestruturando a produção de leite com foco na genética e na produtividade.
Entre os participantes internacionais, o ex-governador da Cidade do México e ex-ministro de Meio Ambiente, o mexicano Cuauhtémoc Cárdenas Solorzano. Para ele, o Gir tem apresentado bons resultados:
– O problema esta na questão sanitária que tem impedido uma melhor relação entre os produtores do México e do Brasil.
CANAL RURAL