| 05/06/2008 17h58min
O governador Aécio Neves participou nesta quinta-feira, dia 5, da abertura oficial da Superagro Minas 2008 – mais ampla feira do agronegócio do Estado – em Belo Horizonte (MG). O evento reúne a 48ª Exposição Estadual Agropecuária, a 11ª Expocachaça, o 17º Congresso Brasileiro de Apicultura e do 3º Congresso Brasileiro de Meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).
Durante a inauguração, Aécio disse que a consolidação da Superagro, que chega à sua quarta edição, mostra que o potencial do agronegócio mineiro continua sendo um dos principais indutores do crescimento econômico do Estado.
– Estamos vendo a pujança dessa exposição. Restabelecemos o papel importante de Belo Horizonte como um centro importante do fortalecimento do agronegócio. O que estamos buscando fazer é agregar valor ao que aqui é produzido, seja na pecuária, na agricultura – afirmou.
A Superagro é a principal vitrine das cadeias produtivas do agronegócio mineiro, onde se destacam os segmentos de laticínios, floricultura, fruticultura, silvicultura, pecuária de corte, e açúcar e álcool.
Criadores das diversas raças e os produtores de diferentes atividades são colocados frente a frente com as indústrias e empresas fornecedoras de produtos, equipamentos, insumos, novas tecnologias e serviços que dão suporte ao desenvolvimento de suas atividades.
– Como vem ocorrendo desde 2001, o agronegócio voltará a crescer este ano, em Minas, devendo alcançar um valor total superior a R$ 77 bilhões com avanços significativos tanto nos segmentos básicos, como no de distribuição e processamento – acrescentou o governador.
Conselho Nacional
A Superagro 2008 também foipalco do encontro do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri), com a presença de secretários e representantes de secretarias de Agricultura de 17 estados.
Presidido pelo secretário Gilman Viana, de Minas Gerais, o Conseagri discutiu no encontro durante a Superagro as recentes mudanças no Sisbov e o cadastramento de novas fazendas brasileiras para fornecimento de carne bovina aos frigoríficos que exportam para a União Européia. Além dos secretários estaduais de Agricultura, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério de Agricultura, Inácio Kroetz, também participou da reunião.
GOVERNO DE MINAS GERAIS