| 03/06/2008 20h08min
Cento e oitenta e três usinas de cana-de-açúcar apresentaram os documentos necessários para participar do leilão para geração de energia de reserva, agendado para o dia 30 de julho. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), responsável pela inscrição, as usinas passarão agora por uma avaliação técnica que deverá verificar se as empresas possuem os requisitos necessários para gerar a energia elétrica que se propõe a fornecer.
A assessoria de imprensa da EPE informou que entre as 183 inscritas estão usinas já em funcionamento e outras que se encontram em fase de construção. Cálculos preliminares do órgão estimam que, juntas, elas podem gerar até 8 mil megawatts - a usina de Itaipu, por exemplo, tem capacidade de geração de 14 mil megawatts.
Ainda segundo a EPE, a quantidade de energia que será arrematada no leilão não foi informada por motivos estratégicos. Pelas regras previstas no edital, ganhará o direito de vender energia a empresa que apresentar a menor tarifa. Se as usinas estivessem cientes da demanda, a disputa pelo maior deságio ficaria comprometida, explicou o órgão.
AGÊNCIA BRASIL