| 03/06/2008 07h18min
Líder no segmento de transporte de carga expressa no país, com 15% do mercado, a TNT Mercúrio renova a frota e amplia terminais no país para ganhar musculatura e aproveitar o fortalecimento da economia nacional. O setor, que movimenta quase R$ 3,8 bilhões por ano, deve crescer de 10% a 15% em 2008.
Dos 1,5 mil veículos - entre carretas e vans - , no ano passado foram comprados 200 novos e neste ano serão mais 300. Para cumprir o planejamento de substituição, a empresa chegou a enfrentar falta de caminhões, informa o presidente da TNT Mercúrio, Roberto Rodrigues.
Os terminais de carga também ficam maiores. O de Fortaleza, inaugurado na semana passada, tem 5 mil m2, o dobro do anterior. No Rio, a área agora é três vezes maior, com 11 mil m2. O Rio Grande do Sul também é contemplado. Em julho, Santa Cruz do Sul ganha novo terminal.
Com os cinco primeiros meses do ano apresentando resultados dentro das estimativas desenhadas pela empresa, o segundo semestre promete ser bem movimentado, prevê Rodrigues. O executivo pesquisou o setor calçadista, principal cliente da companhia, respondendo por 20% dos negócios, e constatou que as indústrias desse segmento projetam vendas em ascensão no segundo semestre. Entre 60% e 65% das entregas de um ano se concentram depois de agosto.
Outro segmento que a TNT começa ampliar a presença é na entrega de compras feitas pela internet. Está em negociação um contrato com uma das principais companhias de e-commerce do país, o que agregaria mais 50 mil encomendas por mês.
Presente em 70 países com operações próprias, a holandesa TNT esquadrinhou em 2005 mercados potenciais. Além do Brasil, onde adquiriu a gaúcha Mercúrio em janeiro de 2007, a TNT foi às compras na Índia e China. Com o crescimento do mercado nacional, coloca em seus planos uma conexão aérea entre o Brasil e a Europa, ainda sem previsão de lançamento. Para as operações globais, tem uma frota própria de aviões baseada no aeroporto de Liège, na Bélgica. Como recentemente começou uma rota da Ásia para a Europa, o vôo unindo o Brasil poderia servir para trazer cargas de países asiáticos que chegam ao terminal belga.
A expansão no Brasil conta com 100 milhões de euros (R$ 253 milhões) para serem aplicados ao longo dos próximos 10 anos. No mês passado, a empresa adotou o nome TNT Mercúrio. Mas é uma marca de transição, porque a tendência é permanecer apenas a denominação mundial. Globalmente, a sexagenária TNT é a quarta maior no segmento em que atua. Na Europa, é a líder.
ZERO HORA