| 25/05/2008 10h56min
A qualidade dos campos esportivos, como de futebol ou golfe, é um dos temas do Quarto Simpósio sobre Gramados (Sigra), que será realizado pela Faculdade de Ciência Agronômicas da UNESP (Universidade Estadual Paulista), em Botucatu. O encontro, nesta terça e quarta, dias 27 e 28, terá como foco principal os problemas de manejo dos gramados do país.
Os principais temas serão: grama esportiva: avaliação de qualidade e formas de tornar um green mais rápido; utilização do silício em gramados; compactação em gramados; como reduzir a freqüência de corte sem danificar o gramado; economia de água em gramados: controle de irrigação; alternativa à adubação tradicional (lodo de esgoto, ajifer, chorumes) na produção de gramas e lucratividade na gramicultura.
Estarão presentes pesquisadores brasileiros de instituições como a própria Unesp e a Universidade Federal de Uberlândia, e dos Estados Unidos, onde há os melhores especialistas em gramicultura.
Entre eles, Lambert McCarthy, da Clemson University (EUA), que já escreveu diversos livros sobre manutenção de campos de golfe. A Argentina estará representada pelo engenheiro agrônomo Alejandro Canegallo, que falará sobre doenças nos gramados.
CANAL RURAL