| 23/05/2008 11h27min
Presidentes dos 12 países sul-americanos se reúnem nesta sexta, dia 23, para tornar oficial a criação da União das Nações da América do Sul (Unasul). O encontro seria realizado em Cartagena, na Colômbia, mas foi transferido para Brasília por causa das tensões diplomáticas entre os governos colombiano, venezuelano e equatoriano.
O único presidente que não estará em Brasília é o uruguaio Tabaré Vasquez, que designará um representante. A primeira presidência do bloco será ocupada pelo Chile, presidido por Michele Bachelet. Ela deve discursar durante a cerimônia de criação da Unasul, assim como os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e Luiz Inácio Lula da Silva, na condição de anfitrião do evento.
Por volta das 13h está previsto um almoço dos chefes de Estado. Uma entrevista coletiva está marcada para as 15h30min na sede do Ministério das Relações Exteriores.
A adoção do nome Unasul foi definida no ano passado. Em maio deste ano foram acertados os últimos detalhes da criação do bloco. Junto com a assinatura do tratado, em Brasília, deve ser discutida a proposta feita pelo Brasil de criação do Conselho Sul-americano de Defesa.
AGÊNCIA BRASIL