| 19/05/2008 12h24min
A produção de pequenos animais é uma das alternativas para diversificar a oferta de alimentos, gerar empregos e distribuir renda, especialmente entre micro e pequenos produtores. A ovinocultura, em especial, é uma atividade dinâmica, que se adapta bem ao porte do criador e a diferentes condições ambientais. Requer pouca área, moderados investimentos em instalações e equipamentos e gera produtos (carne e leite) que alcançam boa remuneração no mercado.
O setor vem registrando grande crescimento em todo o País nos últimos anos. A estimativa é que haja cerca de um milhão de cabeças de caprinos e ovinos em Mato Grosso. E o Estado apresenta condições de deter o maior rebanho nacional, na avaliação do professor do Departamento de Zootecnia e Extensão Rural da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UFMT, Luciano da Silva Cabral, um dos palestrantes do Enipec, no próximo dia 30. Ele vai falar da importância do planejamento nutricional de ovinos e caprinos para corte.
O professor explica que a alimentação é o item de maior participação nos custos de produção de carne ou leite, e que a oferta de forrageira oscila ao longo do ano, com fartura nas chuvas e escassez na seca. Daí a importância de planejar a produção de alimentos de forma compatível com o número de animais. Na palestra, adianta Cabral, serão mostradas ferramentas para a obtenção de forragem de forma mais homogênea ao longo do ano e também os alimentos alternativos suplementares na dieta dos animais.
Serviço
O que: Encontro Internacional dos Negócios da Pecuária (Enipec)
Quando: de 28 a 30 de maio
Onde: no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá
Mais informações: www.enipec.com.br ou (65) 3928-4471/(65) 3928-4424.