| 18/05/2008 08h20min
Considerada recente no Brasil, a cultura do chamado milho safrinha vem ganhando espaço no Brasil. De acordo com a Embrapa, cada vez mais produtores plantam o grão nos primeiros meses do ano com retorno certo.
O plantio começou na década de 80 no Paraná e viveu nos anos 90 a maior expansão. No levantamento mais recente, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento, foi estimada a produção foi estimada em 18,2 milhões de toneladas, 24% a mais que na safrinha passada e 31,5% do milho produzido no país.
O milho safrinha é semeado entre janeiro e abril, quase sempre depois da soja precoce. A área cultivada se concentra na região Centro-sul do Brasil, especialmente nos estados de São Paulo, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Entre as vantagens, está o uso mais racional da terra, máquinas, equipamentos e mão-de-obra, o custo de produção menor e o preço geralmente maior. Por outro lado, a própria época em que é plantado pode ser um fator negativo, na avaliação do pesquisador da Embrapa José Carlos Cruz, já que a produtividade pode ser afetada por questões climáticas.
O controle de pragas deve ser mais intenso. Já o combate a plantas daninhas é mais fácil. O manejo do solo deve ser feito com o objetivo de propiciar maior quantidade de água disponível para as plantas.
EMBRAPA
Safrinha de milho começou a ser cultivada nos anos 80 e viveu expansão na década seguinte
Foto:
Canal Rural