| 16/05/2008 17h24min
A sessão de abertura da V Cúpula América Latina-Caribe-União Européia (LAC-UE, na sigla em inglês) foi celebrada nesta sexta-feira com a adoção da Agenda de Lima e uma foto oficial dos chefes de Estado e de Governo reunidos.
A partir de agora, os governantes se reunirão a portas fechadas, divididos em mesas de trabalho para debater os temas da cúpula, que é liderada pelo Peru, país anfitrião, e pela Eslovênia, nação que atualmente ocupa a presidência rotativa da União Européia.
O primeiro eixo temático da cúpula - pobreza, desigualdade e exclusão - será abordado de manhã, enquanto à tarde os dirigentes debaterão sobre desenvolvimento sustentável, meio ambiente, mudança climática e energia.
— Desta reunião os povos esperam soluções, planejamentos e metas, mais do que declarações ou reuniões rituais — destacou o presidente peruano, Alan García, que fez um pedido à unidade em torno dos problemas globais.
Participam da cúpula 50
chefes de Estado, entre eles o presidente Lula, os
presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, o chefe de Estado mexicano, Felipe Calderón, a chanceler da Alemanha, Ángela Merkel e o presidente boliviano Evo Morales. Os dois últimos aproveiram o encontro para uma conversa informal.
A Declaração de Lima, redigida pelos altos funcionários reunidos entre terça-feira e quarta-feira e finalizada nesta quinta-feira pelos chanceleres de ambos os blocos, será aprovada na sessão de clausura, que está prevista para começar às 18h15 local (23h15 de Brasília).
Após a reunião, os co-presidentes da Cúpula, García e o primeiro-ministro esloveno, Janez Jansa, assim como o presidente da Comissão Européia (CE, órgão executivo da União Européia), o português José Durão Barroso, realizarão uma entrevista coletiva.
Durante todo o dia também está sendo desenvolvida, além disso, uma intensa agenda de reuniões bilaterais entre os participantes, além de diversas coletivas de imprensa.
A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente da Bolívia, Evo Morales, participam do evento
Foto:
Roberto Candia, AP