| 13/05/2008 21h07min
Os chineses estão tentando vender máquinas e outros produtos, mas o que todos desejam é que eles comecem a comprar. E não é comprar equipamentos, mas sim carne de frango brasileira. O setor está se reunindo esta semana em Florianópolis, na Avesui, a maior feira da indústria de frango e suínos da América Latina.
A Sadia já exporta um milhão de toneladas de proteínas animais por ano, sendo dois terços de carne de aves. A China é um dos mercados mais cobiçados, mas a lista inclui também Estados Unidos e México.
A cadeia produtiva está reunida em Santa Catarina, principal Estado exportador de frango. O clima é de otimismo, pois o consumo dos brasileiros está aumentando e os mercados internacionais compram cada vez mais proteínas animais. Mesmo assim, alguns temas ainda preocupam. Em especial, o controle sanitário e os altos preços dos grãos utilizados nas rações, como o milho.
– O governo precisa adotar medidas para impedir o aumento dos preços do milho, inclusive restringindo exportações do grão – afirma Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frango.
CANAL RURAL