| 13/05/2008 11h34min
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta terça-feira que há um processo de aceleração inflacionária em diversos países do mundo. Em sua apresentação durante a audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Meirelles destacou que os índices de preços têm subido mesmo em países com taxas de inflação mais baixas e que isso tem sido motivo para elevar as taxas básicas de juros em uma série de nações.
O presidente do BC destacou que a atual crise financeira internacional tem imposto maiores perdas ao sistema financeiro, na comparação com crises anteriores na economia global. Ele observou que por conta dessa crise tem havido um aumento do risco de crédito, tanto nos EUA como na União Européia e no Reino Unido. Mas ele ressaltou que, diferentemente do que aconteceu no passado, o risco Brasil tem ficado "relativamente estável", a despeito do aumento do índice de aversão ao risco.
Ele destacou também o desempenho da Bolsa de
Valores brasileira superior a
uma série de instituições similares de países do mundo e da América Latina.
— Isso reflete a maior solidez da economia e uma trajetória de inflação coerente com a trajetória de metas — afirmou Meirelles, que ressaltou ainda a importância de os investidores perceberem que há capacidade de crescimento da economia além dos fundamentos sólidos.