| 08/05/2008 13h02min
As importações brasileiras de arroz tiveram uma redução de 60% em abril, comparado com o mesmo período do último ano. O Brasil importou 27,5 mil toneladas.
De acordo com os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), ingressaram no país, entre janeiro e abril, 254 mil toneladas. As exportações também tiveram incremento, mas as dificuldades portuárias frearam uma maior expansão.
Para o diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Rubens Silveira, a previsão de importar mais de 1 milhão de toneladas não deverá se confirmar. Segundo ele, Uruguai e Argentina, principais exportadores para o Brasil, abriram novos mercados com a forte alta do produto no cenário mundial. As importações do grão em abril de 2007 atingiram 72,7 mil toneladas e, neste ano, não chegaram a 30 mil.
Exportações
As exportações acumulam 136,5 mil toneladas no ano e no último mês, cerca
de 19 mil toneladas foram escoadas. O valor não chega
a ser expressivo, mas comparado com o mesmo período de 2007, teve uma alta de 35%. Panamá, com 7 mil toneladas, e África do Sul, com 3 mil toneladas, foram os maiores compradores do arroz brasileiro. Nos quatro primeiros meses de 2007, o Brasil havia exportado 72,1 mil toneladas.
Silveira ressalta que de abril a agosto, falta espaço para o arroz no porto de Rio Grande. Conforme o diretor, o cereal concorre com a soja, que tem uma produção maior.
– As exportações de abril são historicamente pequenas pelas dificuldades portuárias – afirma.
O problema está sendo solucionado pelo governo do Rio Grande do Sul com a adaptação de um silo da Cesa em terminal para o produto.
IRGA