| 06/05/2008 18h03min
Após 10 ordenhas realizadas ao longo de quatro dias, a vaca Prateada TE da Cal foi coroada Campeã Vaca Adulta da raça gir no Concurso Leiteiro da Expozebu. A fêmea de oito anos e quatro meses de idade produziu 136,19 quilos de leite, com uma média de 13,619 quilos por ordenha. A vencedora pertence a Gabriel Donato de Andrade, proprietário da Fazenda Calciolândia, localizada em Arcos (MG).
A realização do Concurso Leiteiro, que neste ano completa 30 anos, é repleta de cuidados. Os animais recebem atenção 24 horas por dia, e no momento da ordenha os pavilhões são completamente fechados.
– É para evitar que as vacas se assustem com alguma coisa e tenham uma quebra (parada na produção de leite) – explica o tratador Márcio Silva.
Além dos cuidados com o bem-estar das competidoras, as regras também prevêem o descarte da maior ordenha obtida ao longo do campeonato. A medida serve para evitar que os animais comecem o concurso sem estar com a produção totalmente esgotada. Após eliminada a extração de maior quantidade, a produção final da campeã da raça gir foi de 120,43 quilos de leite.
O animal mais produtivo da raça gir mocho foi Fada Vila Rica, de Dilson Cordeiro de Menezes, com produção de 110,85 quilos de leite em nove ordenhas. Já entre o gado guzerá a fêmea de maior produção foi Jangada Taboquinha, de Sinval Martins de Melo, com 104,75 quilos de leite coletados durante o concurso. Entre as representantes da raça sindi quem levou o prêmio foi a criadora Rogéria Maria Alves da Silva Rubia, proprietária da vaca Cafelana, que produziu 69,26 quilos de leite.
Recorde de 2007 se mantém intacto
Na 29ª edição do concurso, realizada na Expozebu do ano passado, a vaca gir Surpresa de Brasília bateu o recorde de produção de leite em concursos oficializados pela ABCZ. Com uma produção de 141,876 quilos de leite em nove ordenhas, a fêmea superou em quase 10 quilos a produção da recordista anterior, Azaléia TE de Kubera (campeã em 2006).
Já entre as raças guzerá e sindi, os resultados de 2008 registraram crescimento na comparação com a competição anterior. Na raça guzerá a vaca Ora TE Taboquinha produziu um total 90,89 quilos de leite (-13,2% na comparação com 2008), enquanto a fêmea campeã da raça sindi levou o troféu com uma produção de 50,48 quilos de leite (resultado 27% menor que o alcançado neste ano).
Mais candidatas
Neste ano o número de vagas foi ampliado. As 42 vagas existentes para animais das raças gir, gir mocha, guzerá e sindi se esgotaram assim que as inscrições foram abertas, e a ABCZ decidiu destinar um segundo pavilhão ao concurso, permitindo que mais 26 fêmeas participassem da competição. No ranking final do concurso foram elencados os resultados de 55 animais.
CANAL RURAL
Prateada TE da Cal venceu o concurso leiteiro da raça gir na categoria vaca adulta
Foto:
Lenara Londero, Canal Rural