| 05/05/2008 07h13min
Com o objetivo de garantir o abastecimento do mercado nacional, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ofertará 55 mil toneladas de arroz nesta segunda-feira, dia 5, em leilão. O produto está armazenado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
O estoque atual do governo é de 1,4 milhão de toneladas de arroz - quase 10% do consumo anual no Brasil. Segundo o gerente de alimentos básicos da Conab, Paulo Morceli, a medida contribuirá para conter a alta dos preços. Os leilões serão semanais, e o preço inicial, de R$ 28 por saca de 50 quilos. A média no mercado local está em R$ 32 ao produtor. Conforme o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento Agrícola e Pecuário do Ministério da Agricultura, José Maria dos Anjos, o país não enfrenta problemas de abastecimento de arroz:
– Até fevereiro de 2009, final do ciclo da cultura, o mercado interno contará com 13,8 milhões de toneladas (o que corresponde ao consumo anual).
Na semana passada, o governo suspendeu as exportações de arroz dos estoques federais. O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, ressaltou a preocupação com o abastecimento daqui a quatro ou cinco meses, pois o preço do arroz vem aumentando muito no mercado mundial em razão do crescimento do consumo e da decisão dos principais países exportadores de limitar as vendas para garantir o fornecimento do grão internamente.
O crescimento da demanda mundial por alimentos e a conseqüente alta dos preços têm sido motivo de debates ao redor do mundo nas últimas semanas. Assim, destacou Stephanes, cresceu fortemente o número de pedidos ao Brasil vindo de países da América do Sul e da África, o que pode comprometer o estoque futuro.