| 01/05/2008 21h55min
Produtos que carregam a essência da natureza dentro da embalagem. Tudo é natural, do jeito que Maria Elisa gosta. Mas não é só na parte de alimentos que os orgânicos ganham destaque. Velas foram feitas com cera de abelha e os sabonetes com glicerina orgânica.
Ao invés de penas, os travesseiros foram preenchidos com ervas. As roupas, feitas de algodão cultivados sem produtos químicos. E tem até repelente orgânico. São alguns dos destaques da feira de produtos orgânicos em São Paulo, onde 200 expositores mostram o que há de tradicional e de novo no setor.
A área de plantio de orgânicos no Brasil é de 6,5 milhões de hectares. Neste segmento, o país é o segundo maior produtor do mundo. Em 2007, o mercado externo absorveu 70% da produção brasileira. Foram quase 20 mil toneladas (19,5 mil) de orgânicos exportadas, o que movimentou cerca de 13 milhões de dólares.
Pelo número de pessoas circulando pela feira é possível perceber que os orgânicos caíram no gosto do povo. E graças à lei que regulamenta a produção neste setor, o consumidor tem acesso hoje a um produto não só natural, mas também certificado.
Os produtores e empresários comemoram. Com a aprovação da lei de orgânicos em dezembro do ano passado, o setor deve crescer até 30% no mercado externo e 100% no mercado interno.
CANAL RURAL