| 23/04/2008 08h59min
Em mais um lance de seu programa de expansão, o Grupo Gerdau anunciou nessa terça-feira, dia 22, aliança estratégica com a holding Corporación Centroamericana del Acero, a maior produtora de aço da América Central, na qual investirá US$ 180 milhões.
Pelo contrato, o grupo passa a ter 30% de participação no capital social da siderúrgica com ativos na Guatemala e em Honduras.
A Corporación Centroamericana detém uma aciaria com capacidade de produção de 500 mil toneladas de aço bruto e de 690 mil toneladas/ano de produção de vergalhões e tubos, entre outros.
– A parceria posiciona o Grupo Gerdau como um dos maiores players da América Central e do Caribe. A América Central é uma região estratégica e passa a ser uma importante operação, juntamente com as unidades no México e na República Dominicana, para o atendimento das demandas do mercado local – explicou André Gerdau Johannpeter, diretor-presidente (CEO) do Grupo Gerdau.
Em fevereiro, o conglomerado brasileiro anunciou a compra da colombiana Cleary Holdings - controladora de unidades de produção de coque metalúrgico e de reservas de carvão mineral na Colômbia. Naquele mês, a companhia informou que deve pagar US$ 59 milhões para deter 50,9% das ações da Cleary Holdings, e assim assumir o controle da empresa.
Com 272 unidades industriais e comerciais, além de cinco joint ventures e duas empresas coligadas, o Grupo Gerdau já tem presença, além de Brasil e Colômbia, na Argentina, no Chile, no Peru, no Uruguai, no México, na República Dominicana, na Venezuela, nos Estados Unidos, no Canadá, na Espanha e na Índia.
AGÊNCIA BRASIL