| 22/04/2008 17h27min
O agronegócio tem papel importante na economia brasileira. Cerca de 5 milhões de propriedades rurais respondem por 27% do Produto Interno Brasileiro (PIB), geram 35% dos empregos e rendem US$ 39,92 bilhões (em 2006) de saldo comercial. No entanto, este desempenho pode estar ameaçado se não for enfocada a geração de riqueza através do conhecimento.
De acordo com reportagem publicada no jornal Folha de Londrina desta terça-feira, dia 22, isso significa que se o trabalho de organização e investimentos não começar agora, o Brasil poderá perder no futuro a oportunidade de protagonizar a demanda por alimentos e biocombustíveis no contexto mundial.
– É a oportunidade de trabalho para a construção e para a transformação do futuro – salientou o pesquisador Paulo Cruvinel, da Embrapa Instrumentação Agropecuária, de Brasília, que ministrou palestra sobre o tema no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
– Pode haver um retrocesso no papel do agronegócio na economia brasileira em 15 anos. Por isso é importante trabalhar para alcançar o futuro desejado – salientou.
As hipóteses apresentadas pelo especialista vão desde a mais otimista ao cenário mais pessimista. No entanto, em todas as projeções, a pesquisa e a inovação têm papel de destaque para o desenvolvimento do agronegócio. Ele afirma que as oportunidades para isso estão nas perspectivas de ampliação do acesso aos mercados internacionais e expansão do comércio, estabilização dos preços das commodities em patamar elevado, aumento da demanda mundial por alimentos e por pesquisa agropecuária.
CANAL RURAL