| 19/04/2008 13h59min
A Polícia Militar garante que o estádio Palestra Itália estará seguro para os 27.645 torcedores que estarão dentro da casa palmeirense para acompanhar a segunda semifinal entre o Verdão e o São Paulo neste domingo.
Um efetivo de mais de 2,1 mil homens será deslocado para efetuar o policiamento dentro e nas redondezas do local, em um raio de cinco quilômetros, com apoio de motocicletas e também da cavalaria. Se a PM garante a segurança perto do Palestra a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô garantem que os meios de transporte utilizados por boa parte dos torcedores como acesso ao palco do jogo estarão igualmente seguros.
Um esquema especial de segurança foi adotado por causa das semifinais. Além do quadro efetivo, haverá reforço de agentes de segurança nas estações onde o fluxo é maior, como as unidades próximas do estádio Palestra Itália.
É adotada também a ação preventiva de abordagem e revista pessoal, feita nos casos
suspeitos, a fim de se averiguar o porte
de materiais que possam ser utilizados como armas. Além disso, há a escolta a torcedores que viajarem em grupos, visando evitar conflitos no caso de encontro entre torcidas de times adversários.
Outra medida para evitar o encontro de torcidas diferentes no interior das composições é a organização da viagem em vagões separados (no primeiro e no último carro), acompanhada por seguranças durante todo o trajeto e pelas dependências da empresa.
Auxílio essencial para a segurança é também o monitoramento interno das 85 estações, feito pelos agentes de segurança, com ajuda de mais de 800 câmeras distribuídas em pontos estratégicos pela Companhia.