| 17/04/2008 16h19min
Líderes da cadeia produtiva do café, de entidades representativas do setor e da inústria cafeeira participaram nesta quinta-feira, dia 17, do workshop Agenda Estratégica: Pensando o Agronegócio Cafés do Brasil, em Brasília. O diretor do Departamento de Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Lucas Ferreira, apresentou os mecanismos que o governo federal está utilizando para fortalecer o setor.
De acordo com ele, a consulta pública para regularizar a padronização da qualidade do grão moído e torrado é uma das ações. A atualização do preço mínimo do café, que está embutida na Política de Garantia dos Preços Mínimos (PGPM), com base nos preços dos insumos, e apoio ao incremento da promoção dos cafés do Brasil no país e no exterior são outras medidas do governo apontadas por Ferreira.
O diretor citou também as linhas de financiamento do Funcafé, instrumentos de políticas públicas de apoio à comercialização e o fortalecimento do consórcio de pesquisa do café, coordenado pela Embrapa.
– Além disso, o Mapa e a Conab [Companhia Nacional de Abastecimento] estão trabalhando mecanismos para aperfeiçoar os levantamentos da safra de grãos, dos estoques e do custo de produção – afirmou Lucas Ferreira.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA