| 14/04/2008 14h21min
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou o lançamento de uma linha de crédito para a construção de armazéns no Brasil. O financiamento estará disponível em todos os bancos públicos e privados do país e é destinado a empresas com faturamento de até R$ 500 milhões por ano. O programa se soma ao Moderinfra, destinado a produtores e cooperativas.
O volume disponível para a nova linha de financiamento é de R$ 300 milhões. O empréstimos serão feitos a juros de 6,75% ao ano com prazo de pagamento de oito anos, incluídos três de carência.
- A produção cresce no país e não havia financiamento para o setor privado, que responde por até 65% da armazenagem - resaltou o vice-lider do governo na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque (PSB-RS).
Em entrevista ao programa Mercado e Companhia, nesta segunda-feira, dia 14, o parlamentar disse que, sem o financiamento, 15% a 20% da safra estariam sem cobertura de armazenagem.
Beto Albuquerque explicou ainda que, sem espaço para estocar a produção, o produtor é prejudicado, de um lado, porque tem de disputar o poucos locais a preços altos e, de outro, por ter de vender o produto a qualquer preço, caso não encontre armazéns disponíveis.
- É preciso investir nesse mercado importante para que o produtor venda o produto quando achar conveniente, não no afogadilho - disse o parlamentar.
De acordo com o deputado, os recursos destinados à nova linha de crédito estarão à disposição nos bancos em até duas semanas. Ele acredita que, como todas as instituições financeiras poderão conceder os empréstimos, a forte concorrência vai derrubar as taxas.
CANAL RURAL