| 11/04/2008 20h01min
O Irrigás, um sistema simples, barato e capaz de indicar ao agricultor o momento certo de irrigar sua cultura, além de estar patenteado no Brasil e nos Estados Unidos, agora também está protegido na Alemanha, Itália, Espanha, Grã-Bretanha, Holanda e França.
Por suas potencialidades diferenciais o Irrigás tem permitido o desenvolvimento de diferentes sensores e instrumentos, principalmente para o manejo de irrigação agrícola e doméstico. As aplicações do sistema no manejo de irrigação são úteis em ambientes tão variados quanto casas-de-vegetação, vasos de plantas ornamentais e aplicações agrícolas diversas com sistemas de irrigação como o gotejamento, aspersão e sulcos.
O sistema foi desenvolvido pelo pesquisador Adonai Calbo, hoje na equipe da Embrapa Instrumentação Agropecuária, em São Carlos (SP). Para Calbo, o licenciamento permite aos fabricantes a possibilidade de desenvolvimento de inúmeros tipos de instrumentos para agricultura, engenharia civil e geologia, de acordo com as potencialidades de mercado que vislumbrem.
– É importante para a Embrapa a patente do Irrigás na Europa porque este sistema vem sendo comercializado em países da comunidade Européia – acrescenta.
Sensores Irrigás simples custam cerca de dez vezes menos do que tensiômetros comuns e são mais fáceis de usar. O sistema possibilita economia de energia ajuda a reduzir doenças de solo causadas por irrigação excessiva. Em pequenas propriedades pode trazer economia de trabalho, substituindo à aplicação manual da irrigação.
EMBRAPA