| 10/04/2008 07h30min
Uma fundação norte-americana decidiu pagar US$ 10 milhões para quem desenvolver um projeto, comercialmente viável, de um automóvel com rendimento de 40 quilômetros por litro de combustível. O prêmio está dividido em duas categorias: uma para o projeto de veículos convencionais para produção industrial; e outra reservada a automóveis alternativos, que não serão produzidos em série, mas que devem trazer avanços concretos do ponto de vista ambiental. Pelo menos 60 equipes de técnicos e engenheiros já estão na corrida pelo prêmio.
Sabemos que o álcool é mais ecologicamente correto que os combustíveis fósseis como gasolina e diesel, mas é preciso ter a consciência de que mesmo assim são necessárias grandes áreas de monocultura de cana para a produção do combustível. Então, antes de tirar o carro da garagem pense se não é melhor ir a pé, de bicicleta ou de ônibus.
Todas as terças e quintas-feiras, você pode ouvir aqui no portal de Ambiente do clicRBS a coluna de meio ambiente do programa Gaúcha Hoje. A jornalista Milena Schoeller traz notícias, eventos e comentários da área ambiental. Acesse o áudio e participe mandando sugestões, comentários e críticas para o e-mail meio.ambiente@rdgaucha.com.br.
CLIQUE AQUI PARA OUVIR A COLUNA DESTA QUINTA-FEIRA (10/04/2008)