| 07/04/2008 16h00min
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) informou hoje que, junto com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), proporcionará investimentos nos setores de energia renovável, de eficiência energética e em programas destinados a combater a mudança climática na América Latina e no Caribe. As atividades previstas neste acordo incluem assistência técnica especializada, investimento e financiamento em acordo com a Iniciativa de Energia Sustentável e Mudança Climática (SECCI, na sigla em inglês) do BID para melhorar o acesso a recursos para projetos públicos e privados.
Os recursos serão canalizados através do fundo SECCI aprovado pelo BID em março de 2007 e que prevê doações de Japão, Reino Unido, Alemanha e Espanha. O fundo apóia investimentos significativos no desenvolvimento de biocombustíveis, energia renovável, eficiência energética e de uma ampla gama de opções de energia sustentável.
Em alguns casos o fundo também financiará programas e políticas destinadas a combater a mudança climática na região, disse Juan Pablo Bonilla, coordenador do SECCI. Entre as instituições escolhidas para obter financiamento do SECCI estão ministérios e agências governamentais que enfrentam temas relacionados à mudança climática, entidades de planejamento, investidores privados, ONGs e instituições acadêmicas.
AGÊNCIA EFE