| 07/04/2008 14h39min
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, ressaltou, nesta segunda-feira, dia 7, que reconquistar a confiança da União Européia na pecuária brasileira é prioridade. Ele se reuniu com o diretor de Saúde e Bem-estar animal do bloco, Bernard Van Goethem. Stephanes disse que, se o Brasil se propôs a assumir regras, tem de cumprí-las e lembrou que a União Européia é um mercado especial e exigente.
Já o diretor europeu disse que os assuntos prioritários da visita que faz ao território brasileiro são a rastreabilidade e o sistema de erradicação da febre aftosa. Mas deixou em aberto a possibilidade de discussão sobre outros assuntos. A previsão é de que Bernard Van Goethem fique um semana no Brasil. Uma das atividades da visita é acompanhar a parte prática do terinamento de auditores do Sisbov.
O representante europeu elogiou a iniciativa do Brasil, de capacitar os auditores. Ele defendeu a postura do bloco em relação à carne bovina in natura do Brasil. Segundo ele, a União Européia tenta apenas implantar as normas da Organização Internacional de Saúde Animal.
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA