| 31/03/2008 14h31min
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira uma série de mudanças para o sistema financeiro do país. Segundo o site G1, o secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, falou em linhas gerais sobre o ambicioso projeto de reforma, que busca eliminar a superposição de normas e superar suas carências, com medidas escalonadas de curto, médio e longo prazo.
A idéia, segundo ele, é atuar na estrutura da regulação, sem interferir nas regras que os diferentes órgãos definirão depois. Boa parte das medidas, contudo, precisará de aprovação do Congresso.
— O governo tem a responsabilidade de certificar que nosso sistema financeiro está efetivamente regulado — sustentou Paulson, acrescentando que há como fazer um trabalho melhor nesse setor.
Entre as principais propostas está conceder poderes adicionais ao Federal Reserve (Fed). A autoridade monetária serviria como mediador dos mercados financeiros, atuando se o sistema financeiro for ameaçado por uma situação como a do banco de investimento Bear Stearns, que ficou próximo de um colapso antes de ser vendido ao JP Morgan. Hoje o Fed formula a política monetária dos EUA e atua como um supervisor de determinadas instituições financeiras.
Paulson também sugeriu a criação de um novo órgão regulador para a indústria de hipotecas, que hoje segue normas estaduais.