| 28/03/2008 06h30min
O Dia de Campo na TV desta sexta-feira, dia 28, apresenta o tema Licenciamento ambiental para criação de suínos. Antes de pensar em produzir suínos, o produtor deve se preocupar, em qualquer Estado do país, em como conseguirá a licença ambiental da propriedade. A legislação ambiental, cada vez mais abrangente, transformou-se nos últimos anos num dos principais pontos de conflito da atividade. Na maior parte das vezes, falta esclarecimento ao produtor para que ele entenda a necessidade de se investir na propriedade para que ela receba a licença ambiental.
A suinocultura tem um grande impacto ambiental por causa do modelo de produção implantado no Brasil. Geralmente, os dejetos dos animais são tratados de forma líquida, ou seja, é a água que os conduz até depósitos, onde eles ficam armazenados e depois podem ser utilizados no solo como adubo orgânico. Só que esse processo, quando não bem manejado, representa um grande risco ambiental, especialmente para as fontes de água.
É por isso que a legislação ambiental tem cerceado cada vez mais a suinocultura. De acordo com o pesquisador da Embrapa, Júlio César Palhares, o conflito entre órgãos ambientais e produtores fica maior na medida em que há um baixo conhecimento de produtores e profissionais agropecuários sobre a elaboração de um projeto ambiental para produção, por exemplo.
– Não tenho dúvida de que a inserção de muitos produtores daqui por diante no contexto da suinocultura vai depender dessa compreensão – afirma Palhares.
Há outro detalhe importante. Apesar de parte da legislação ambiental ser federal, existem diferenças entre os Estados. É o caso das taxas de licenciamento, que possuem valores bem distintos dependendo do local em que o produtor decidir se instalar.
– Enfim, a legislação ambiental é hoje tão importante quanto outros detalhes da produção quando se analisa o futuro de uma propriedade voltada à produção de suínos – completa Palhares.
Além desse tema principal, o Dia de Campo na TV apresenta outros assuntos em seus novos quadros que estrearam este ano: Falando Sobre, Na Prática, Terra Saudável, Conhecendo a Embrapa, Sempre em Dia e Perguntas & Respostas.
O programa vai ao ar pelo Canal Rural (NET/SKY) nesta sexta, dia 28, a partir das 9h, com reapresentação às 15h30min. A produção é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília DF), em parceria com a Embrapa Suínos e Aves (Concórdia - SC).
EMBRAPA