| 27/03/2008 13h01min
O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu nesta quinta, dia 25, em reunião ordinária, alterar as regras para as cadernetas de poupança imobiliária e rural. As instituições financeiras que, até o momento, trabalhavam somente com a poupança rural e ofertavam unicamente crédito para agricultura poderão passar a ofertar linhas de crédito para a compra da casa própria. A partir de agora, estes bancos poderão captar recursos por meio do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos (SBPE), porém não poderão ter mais de 10% do saldo total de sua poupança neste tipo de operação
Já os bancos que atuam somente no crédito habitacional poderão captar recursos para fazer empréstimos para os agricultores, também limitado a 10% dos recursos captados por meio do SBPE.
TJLP permanece em 6,25% ao ano
O conselho também decidiu manter em 6,25% ao ano a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), usada para remunerar os financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A TJLP tem período de vigência de um trimestre e é divulgada até o último dia útil do trimestre imediatamente anterior ao de sua vigência. O índice aprovado hoje está em vigor desde julho do ano passado. A fórmula para estabelecer a TJLP leva em conta a expectativa de inflação para os próximos 12 meses e o risco-país do Brasil.
COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL