| 19/03/2008 22h45min
O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz, disse em entrevista exclusiva ao Canal Rural na noite desta quarta, dia 19, que o Ministério da Agricultura está construindo um grupo consultivo para fazer as adequações necessárias no Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov).
Com a ajuda de Estabelecimentos Rurais Aprovados no Sisbov (Eras) e da cadeia produtiva, o secretário entende que será encontrado "o melhor sistema de rastreabilidade", que atenderá tanto os pecuaristas quanto aos exportadores e dará as garantias que são exigidas para a certificação.
– Eu tenho certeza que em poucos meses nós teremos as condições que precisamos para continuar exportando para a União Européia, que é um mercado considerável.
Kroetz disse que os serviços veterinários de outros países confiam no trabalho do Brasil e que as certificadoras devem ter a responsabilidade ao executar os procedimentos adequados.
– Cabe a nós pensar o serviço para que ele seja confiável e dê credibilidade.
As mudanças que estão em estudo pelo Ministério da Agricultura deverão simplificar o processo de rastreabilidade, com a retirada de alguns itens que hoje são cobrados das fazendas que exportam carne para UE. O secretário disse que o sistema atual é inédito e que poucos países atendem às exigências do mercado europeu
– Estamos trabalhando junto com os inspetores europeus para simplificar as regras e adequá-las às exigências exatas.
Auditores do Ministério da Agricultura já estão sendo preparados com treinamentos teóricos e práticos. A primeira turma com 200 fiscais começará a ser treinada no próximo dia 31. A partir do dia 7 de abril, esses auditores estarão aptos para incluir no sistema os Eras das certificadoras auditadas e aprovadas pelo Ministério.
– Os estabelecimentos que forem aprovados entrarão imediatamente na nova lista que será fornecida para a União Européia e poderão enviar seus animais para o abate.
CANAL RURAL
Inácio Kroetz é graduado e mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (RS)
Foto:
Valter Campanato, ABr