| 19/03/2008 16h27min
O clima esquentou na Comissão de Agricultura da Câmara, onde o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), participaram de audiência pública realizada nesta quarta, dia 19, para discutir o embargo da União Européia (UE) à carne bovina brasileira.
Caiado criticou o ministro Reinhold Stephanes por não ter tomado providências quando a Comissão de Agricultura da Câmara, em dezembro do ano passado, denunciou irregularidades praticadas por frigoríficos e certificadoras de animais em detrimento dos produtores rurais.
Logo após a apresentação inicial do deputado, o ministro disse ironicamente que só podia "aplaudir" o discurso de Caiado, pois não havia fundamentos técnicos.
– Eu prefiro o senhor como médico do que como defensor dos pecuaristas – afirmou Stephanes, que pediu respeito ao deputado Caiado.
Caiado e o deputado Leonardo Vilela (PSDB-GO) acusaram o
Ministério da Agricultura de estar "perdido" e defendendo
interesses da União Européia em detrimento dos produtores brasileiros de carne bovina.
Para Ronaldo Caiado, o governo precisa demonstrar ao mundo que o debate atual com a União Européia é econômico e não de sanidade animal.
– Os europeus têm o mal da vaca louca e vêm exigir certificados dos produtores brasileiros? Isso não faz sentido – declarou.
Os ânimos só se acalmaram após o presidente da comissão, Onix Lorenzoni (DEM-RS), pedir calma ao ministro e ao deputado e estabelecer que um não poderia interromper quando o outro estivesse falando.
Ronaldo Caiado está no quarto mandato como deputado federal, da então denominada Bancada Ruralista
Foto:
Antonio Cruz, Abr