| 19/03/2008 15h18min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz visita-relâmpago a Florianópolis nesta quinta-feira para assinatura da ordem de serviço das obras de urbanização do Maciço do Morro da Cruz. As obras receberam repasses federais e foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O início da solenidade está marcado para às 15h, no Terminal de Integração do Saco dos Limões (Tisac) — atualmente desativado — na região central da cidade.
Estão confirmadas as presenças da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e do ministro das Comunicações, Hélio Costa. Dilma é responsável pela coordenação do PAC. Costa vem ao Estado para a assinatura de um convênio com o governo estadual para a implantação de telecentros de inclusão digital em municípios catarinenses.
A passagem de Lula por Santa Catarina já estava prevista, mas deveria ter acontecido na semana passada. Ele viria assinar o
projeto de implantação da Universidade
da Mesoregião Grande Fronteira do Mercosul. A solenidade foi cancelada devido ao atraso na conclusão do projeto.
Diante da notícia da suspensão da agenda do presidente em Santa Catarina, a senadora Ideli Salvatti (PT) propôs a vinda de Lula ao Estado nesta semana seguinte, para o lançamento do programa de melhorias de infra-estrutura na Capital catarinense. O convite foi aceito.
Obras em favelas
Os projetos do Maciço do Morro da Cruz irão beneficiar mais de 15 mil famílias em 17 comunidades carentes da região central da cidade, abrangendo mais de 30 mil pessoas. Serão R$ 58 milhões em investimentos, sendo 50% de verbas do governo federal, 25% do estadual e 25% do município.
O programa também prevê a regularização fundiária dos terrenos até então ocupados ilegalmente nos morros da região, permitindo o acesso a energia elétrica, saneamento básico, entre outros serviços.
Cerca de R$
27 milhões do governo federal para o início das obras já foram
garantidos e agora, aguardam liberação. A assinatura acontece no Terminal Urbano do Saco dos Limões, que está desativado. A proposta inicial era levar Lula ao Morro da Caeira do Saco dos Limões. A Segurança Presidencial não aprovou a idéia.
Vista do Maciço do Morro da Cruz a partir do Centro de Florianópolis
Foto:
Prefeitura de Florianópolis, divulgação