| 18/03/2008 16h51min
O aumento do consumo não deve ter efeito negativo na inflação porque o setor produtivo está acompanhando a demanda. A afirmação foi feita pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, na divulgação dos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de fevereiro.
— Você tem grande risco de inflação quando você não tem a reposta para a demanda da população, com isso gera menos produtos no mercado e automaticamente aumenta o preço. Está tendo uma resposta (à demanda), a economia e a empregabilidade estão crescendo e de um forma praticamente homogênea — disse.
O Caged registrou alta de 0,70% em relação à janeiro, com criação recorde de empregos para o mês de fevereiro.
Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é preciso ter cuidado para que o consumo não cresça mais do que a capacidade produtiva do país, o que levaria à volta da inflação. Para Lupi, consumo, produção e contratações estão crescendo juntos:
— Essa demanda interna está
tendo resposta imediata da produção. Então, o risco de inflação é pequeno. Está se produzindo mais, se contratando mais e se consumindo mais. Pelas observações e mapeamento que fazemos, você tem o crescimento de oferta junto com o da produção interna — reafirmou Lupi.