| 18/03/2008 10h43min
O presidente da Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara dos Deputados, Onyx Lorenzoni, esteve reunido nessa segunda-feira, dia 17, com veterinários e zootecnistas em Porto Alegre (RS) para discutir o Sistema de Rastreabilidade Brasileiro (Sisbov). Os resultados do encontro serão apresentados ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, em uma reunião da comissão marcada para a próxima quarta-feira, dia 19, em Brasília.
Na pauta do debate a necessidade de ajustes técnicos no Sisbov. O encontro, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV/RS), reuniu representantes de entidades ligadas à pecuária e propôs a inserção desses profissionais nas discussões sobre o tema.
– A participação do produtor nesse processo é muito importante, sem dúvida alguma, mas é um assunto que afeta diretamente o exercício profissional do médico veterinário – declarou o presidente do CRMV/RS, Air
Figueiredo.
Por duas horas, os participantes
apresentaram sugestões e relataram a Onyx Lorenzoni suas impressões sobre pontos positivos e negativos do sistema.
Durante o encontro foram discutidos temas, como a existência de laboratórios credenciados para garantir a sanidade do rebanho nacional, a descentralização do Sisbov do país, e a revisão do atual modelo brasileiro. Todas as sugestões e críticas serão encaminhadas ao ministro Reinhold Stephanes na próxima quarta.
– Nós temos um sistema que há sete anos foi implantado no Brasil, que não conseguiu produzir os frutos que o Brasil esperava e, ao contrário, nos criou obstáculos para a comercialização da carne brasileira. E é evidente que precisa de ajustes que tragam esse sistema para mais próximo do produtor brasileiro – afirmou Lorenzoni.
CANAL RURAL