| 17/03/2008 17h28min
Já está em análise no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a proposta de preços mínimos para café, culturas de inverno (trigo, aveia, centeio, cevada e triticale) e regionais (alho, mamona, castanha de caju, carnaúba e sisal), que deverá entrar em vigor a partir de julho deste ano. A nova tabela faz parte da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) do governo federal.
O estudo, que se refere aos produtos da safra 2008/2009, foi realizado pelos técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) entre os meses de dezembro do ano passado e fevereiro último.
– Estes preços são fundamentais para os agricultores, pois são a base para as aquisições oficiais, os valores para financiamento bancário e servem de referência para o mercado – diz o superintendente da estatal, Paulo Morceli.
Segundo ele, a pesquisa de preços das demais culturas de verão, como algodão, arroz, feijão, mandioca, leite, milho e soja, já está em andamento e será enviada no final deste mês para aprovação do Ministério da Agricultura. Os valores referentes a este grupo entrarão em vigor em janeiro do próximo ano.
CONAB