| 13/03/2008 19h53min
Uma reunião entre os inspetores europeus e técnicos do Ministério da Agricultura realizada nesta quinta, dia 13, em Brasília, marcou o encerramento da visita da missão da União Européia ao Brasil. Técnicos vieram ao país para avaliar o Serviço Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), incluindo a auditoria em 27 das 106 fazendas que constam da lista inicial apresentada pelo governo brasileiro ao bloco.
Ao apresentar o relatório preliminar dos 18 dias de vistorias, os técnicos europeus afirmaram que o sistema ainda não está perfeitamente assimilado. Também apontaram falhas que poderiam ser evitadas se as certificadoras tivessem anunciado problemas que foram encontrados agora, como as “não conformidades” relatadas e percebidas nas auditorias feitas pelos Estados e Ministério no mês de janeiro, algumas ainda persistindo após todo um trabalho feito.
– Das 106 fazendas aptas a exportar para o bloco, segundo o último relatório da União Européia, 11 já estão fora por não estarem de acordo com as exigências. Elas ficam nos Estados de Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Sul – disse o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz.
O relatório final da missão deve ser apresentado nos próximos 20 dias. Enquanto isso, o Ministério da Agricultura já começa a trabalhar no treinamento de cerca de cem auditores fiscais.