| 13/03/2008 16h55min
Pela primeira vez no pregão de hoje, o índice Bovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), inverteu o sinal de baixa que vinha apresentado desde a abertura dos negócios, e passou a operar em alta, faltando pouco mais de 30 minutos para encerrar a sessão de hoje. Às 16h31, o Ibovespa subia 0,37%, a 62.408 pontos, na pontuação máxima do dia até este horário. O volume financeiro negociado até o momento é de R$ 5,20 bilhões.
A inversão de sinal da Bolsa brasileira está ligada à recuperação dos mercados em Wall Street, que passaram a operar em alta por volta das 15 h. Às 16h31min, o índice Dow Jones subia 0,70% e o Nasdaq-100 avançava 1,21%.
As bolsas americanas reduziram as perdas com ajuda do relatório da agência de classificação de risco Standard & Poor's, que avaliou que o fim das baixas contábeis para os grandes bancos está próximo. O documento ajudou a aliviar parte dos temores de um congelamento do mercado de crédito e implosão de fundos de hedge (que
aplicam em ativos
variados, inclusive de alto risco).
No Brasil, as ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) da Petrobras seguem em baixa, de 1,35% e 1,39%, respectivamente, limitando a alta do Ibovespa. Já as ações preferenciais classe A (PNA) da Vale sobem 1,12%, com o mercado reagindo às especulações de que a mineradora estaria perto de fechar um acordo para a compra da anglo-suíça Xstrata por 42 libras esterlinas por ação.