| 10/03/2008 19h13min
Com o início da colheita da safra de verão, a Conab decidiu conceder descontos para incentivar a ocupação de seus armazéns. A Companhia autorizou a unidade de Ponta Grossa (PR) a dar abatimento de até 15% para quem armazenar mais de 30 mil toneladas de grãos.
– A ação deve se estender com a demanda de outros Estados – explica o superintendente de Armazenagem, Milton Libardoni.
O complexo armazenador de Ponta Grossa tem capacidade estática de 420 mil toneladas e está localizada em uma região estratégica para quem vai escoar a colheita via Porto de Paranaguá ou para os Estados do Sudeste. O valor menor das tarifas tem aumentado a procura pelos armazéns.
– Atualmente temos estocadas 200 mil toneladas de trigo e vamos receber mais 30 mil nos próximos dias. Também fechamos contratos para armazenar soja e milho – explica o gerente da unidade Luiz Vissoci.
O trigo levado à cidade vem da Argentina, que em novembro fechou com o Brasil contratos para exportar três milhões de toneladas. Com o volume de contratos de importação já fechados, empresas e cooperativas apresentaram a solicitação de desconto a Conab, que está analisando a proposta.
O desconto é progressivo e varia de acordo com o volume depositado.
– Vamos conceder desconto até atingirmos 300 mil toneladas, pois temos a preocupação de manter espaço suficiente para receber também a produção de agricultores familiares – explica Libardoni.
A última vez que a Companhia adotou esta estratégia foi há dois anos.
CONAB
O silo é destinado ao armazenamento de grãos, e tem por objetivo, principalmente, manter os grãos secos de modo a evitar a sua deterioração
Foto:
Ronaldo Bernardi
/
Agência RBS