| 10/03/2008 14h49min
O nadador catarinense Eduardo Deboni será um dos integrantes da seleção brasileira na disputa do Campeonato Sul-americano Absoluto de Esportes Aquáticos, entre quarta-feira e domingo, dias 12 e 16, na piscina olímpica do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP).
O atleta está inscrito nos 100m livre e no 4 x 100m livre, prova na qual conquistou o ouro no Pan do Rio de Janeiro. A equipe do revezamento conta ainda com Thiago Pereira, Nicholas Santos e Fernando Silva.
Ambas as disputas tem as eliminatórias programadas para a tarde de sexta-feira e as finais na manhã de sábado.
— Tenho boas chances de medalha na prova individual e no revezamento o Brasil é o grande favorito — comenta Deboni.
O Sul-americano é a penúltima seletiva para as Olimpíadas. O representante catarinense possui o terceiro melhor tempo do País nos 100m livre (49seg 57), o que, até o momento, garante a ele a vaga no revezamento brasileiro em Pequim.
Para a disputa olímpica individual ele precisa alcançar o índice de 49seg 23 e estar entre os dois mais velozes do país. Após o Sul-americano, a última chance de Eduardo Deboni garantir vaga na Olimpíada será o Troféu Maria Lenk, no mês de maio, quando pretende estar no auge de sua preparação.
— Agora vou para representar bem o Brasil e brigar por medalhas, se eu me sentir bem, quem sabe possa conseguir o índice, mas meu treinamento está direcionado para o Maria Lenk.