| 04/03/2008 07h23min
A fazenda Tarumã, em Rosário do Sul, de propriedade da empresa finlandesa Stora Enso, foi invadida por integrantes da Via Campesina. Por volta das 5h40min, manifestantes desceram de cinco ônibus e teriam obrigado o caseiro da fazenda a deixar a propriedade.
Logo após, mais 15 ônibus com manifestantes chegaram ao local. As primeiras informações indicam que árvores teriam sido cortadas para que barracas fossem montadas. A fazenda Tarumã tem cerca de 2,2 mil hectares, sendo que 707 hectares têm eucaliptos plantados. Outros 138 hectares deveriam receber o plantio de eucaliptos até o final do ano. Segundo a assessoria de imprensa da Stora Enso, 60% da área da fazenda estaria reservada para preservação permanente. Ainda de acordo com a assessoria, a fazenda emprega cerca de 120 trabalhadores de Rosário do Sul.
A fazenda estaria sob interdito proibitório da Justiça. O coronel Paulo Mendes,
sub-comandante da Brigada Militar, está
se dirigindo ao local. Segundo ele, a BM ainda vai avaliar a quantidade de manifestantes para preparar a operação de desocupação.
Segundo a assessoria do movimento, esta ação marca o início da jornada nacional de lutas das mulheres da Via Campesina contra o agronegócio.