| 29/02/2008 01h03min
A governadora Yeda Crusius se reuniu na noite desta quinta-feira com os participantes do 10º Fórum de Governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e da Comissão Regional de Comércio Exterior do Nordeste Argentino e Litoral (Crecenea).
Ao saudar os convidados para a confraternização no Palácio Piratini, Yeda disse que o processo de integração entre os Estados do sul do Brasil e as províncias argentinas sairá mais fortalecido depois deste encontro do Codesul/Crecenea, nesta sexta-feira, em Porto Alegre. O senso comum entre os representantes das organizações é de que não mais espaço para divisão entre os países vizinhos.
Do governador da província de Santa Fé, Hermes Juan Binner, Yeda recebeu uma escultura assinada pelo artista plástico argentino Fauareto Forner. Estiveram presentes também os governadores do Paraná, Roberto Requião, de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, e do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, o governador da província
argentina de Chaco,
Jorge Milton Capitanich, o vice-governador da província de Entre Rios, José Eduardo Lauritto, o ministro da Produção da província de Formosa, Luis Basterra, e o ministro de Ação Corporativa Mutual, Comércio e Integração de Misiones, Luis Jacôbo, que representa no fórum o governador Maurice Fabian Closs.
Nesta sexta-feira, os governadores discutirão uma agenda comum de integração e desenvolvimento para as regiões que integram o Codesul e o Crecenea. Propostas de uma nova política industrial para o Brasil e suas relações exteriores, especialmente com foco no Mercosul e na Argentina, estão entre os principais temas a serem debatidos no encontro, que ocorrerá na Procergs. A pauta inclui também questões referentes a turismo, meio ambiente, economia, cultura e infra-estrutura. Entre as principais demandas, estão investimentos em energia e pontes na fronteira entre o Rio Grande do Sul e a Argentina.