| 01/03/2008 17h10min
Com 16,6% do total dos rebanhos no mundo e já ocupando o segundo lugar na produção de couro com 43 milhões de peças ao ano, o Brasil obteve um aumento de 17% das suas exportações em 2007, graças principalmente ao embarque de peças de maior valor agregado. A tendência deverá se manter este ano pelos resultados apresentados em janeiro, que foram 4% superiores aos que foram obtidos em janeiro de 2007.
O bom desempenho do setor é resultado da nova abordagem comercial da cadeia produtiva, cada vez mais focada em mercados que operam com produtos de alto valor agregado, como os segmentos automotivo e de móveis, que absorvem mais de 60% da produção - enquanto o restante é direcionado aos setores de artefatos, vestuário e calçados. Os embarques de peças de maior valor agregado (de produtos semi-acabados e acabados), representaram 67% do total da receita das exportações brasileiras de couro contra 64% em 2006.
Em janeiro, os principais destinos do couro brasileiro
foram a Itália, com 30% de
participação, China (19,35% de participação e crescimento de 5%) e Estados Unidos, com 14,43% e expansão de 56%.