| 22/02/2008 09h10min
A lista de fazendas que será entregue para que autoridades sanitárias da União Européia (UE) vistoriem no Rio Grande do Sul poderá ser ainda menor. A relação de propriedades será entregue aos europeus na próxima segunda-feira, dia 25.
A visita a 21 propriedades selecionadas no Estado, iniciada quarta-feira, foi concluída nessa quinta, dia 21, por veterinários da Secretaria e do Ministério da Agricultura, além de técnicos de certificadoras. Nessa quinta, ainda se discutia se o rol de estabelecimentos seria novamente reduzido, com o objetivo de apresentar somente propriedades com risco mínimo de reprovação pelos europeus.
O grupo estrangeiro chega ao Brasil semana que vem e deve vistoriar fazendas nos seis Estados exportadores, incluindo o Rio Grande do Sul. A partir disso, a expectativa é de que a UE negocie o fim do embargo à compra de carne brasileira anunciado em 1º de fevereiro, após o bloco europeu rejeitar uma lista com mais de 2,6 mil estabelecimentos habilitados pelo Brasil para exportar e exigir um número de apenas 300.
Nessa quinta-feira, a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul promoveu uma reunião de pecuaristas em Bagé para discutir as auditorias da União Européia.
– Nosso foco agora é para que os auditores não encontrem nenhuma inconformidade aqui. Depois, queremos tranqüilizar donos de outras propriedades que não estão nessa lista para que se mantenham dentro das normas e entrem nas próximas listas – afirma Carlos Simm, presidente da Comissão de Bovinocultura de Corte da Farsul.
ZERO HORA