| 18/02/2008 13h56min
Os Estados Unidos anunciaram o maior recolhimento de carne da história. Quase 65 milhões de quilos estão sendo retirados do mercado. O produto é originário de um frigorífico da Califórnia, investigado por maus tratos de animais, abatidos com más condições de saúde. Segundo especialistas, bovinos nessa situação estão mais sujeitos à doenças. O frigorífico fornece carne para escolas e agências de bem-estar social, além de grandes cadeias de comida.
— Pela notificação de possíveis violações dos regulamentos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, começamos imediatamente uma investigação e suspendemos o fornecimento dos produtos deste frigorífico para o Programa Nacional de Merenda Escolar, Programa de Assistência em Alimentação de Emergência e o Programa de Distribuição de Alimentos em Reservas Indígenas — afirmou o secretário de Agricultura americano Ed Schafer, em comunicado no site Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, em inglês).
— É extremamente
improvável que estes
animais estivessem em risco de contrair a BSE (Encefalopatia Espongiforme Bovina, a chamada doença da vaca louca), devido às múltiplas medidas de segurança, mas, esta ação foi necessária, pois os procedimentos no frigorífico violavam as regulamentações — completou Schafer, sem adiantar o quanto do produto ainda está no mercado.
Em 1999, a USDA já havia ordenado o recolhimento de quase 16 milhões de carne pronta para o consumo nos EUA.