| 15/02/2008 16h34min
Um descarte de vacinas contra a febre aftosa está sendo investigado na Serra. Esta semana, 10 frascos não usados foram encontrados na localidade de Santa Bárbara, em Ana Rech, distrito de Caxias do Sul. Esta é a terceira denúncia neste ano de vacinas encontradas ainda lacradas. Em janeiro, dois processos administrativos foram abertos para apurar a origem de doses jogadas fora nas regiões de Seberi e Tapejara.
Os medicamentos encontrados em Ana Rech são do laboratório Bayer, o que indica que não foram compradas pela Secretaria para a distribuição aos pequenos agricultores, já que o laboratório licitado é outro. De acordo com o médico veterinário do Departamento de Produção Animal (DPA), Diego Viali dos Santos, a agropecuária onde foi adquirida a vacina já foi identificada.
— Agora, vamos conferir o lote dos frascos e, através da nota fiscal e do cadastro dos clientes na empresa, é possível saber para quem foram vendidos. O produtor será identificado e poderá ser punido
— garante Santos.
Quem é flagrado pela fiscalização do DPA recebe multa no valor de 2% de cada animal não vacinado e tem a sua propriedade interditada. O proprietário ainda tem de comprar as vacinas, que são aplicadas pelos técnicos do departamento. As informações são do site do governo.