| 13/02/2008 16h50min
A reunião de duas horas entre a governadora Yeda Crusius e o ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, no Palácio Piratini, resultou na definição de uma agenda comum e objetiva de trabalho.
Yeda narrou ao ministro as inovações do seu governo e citou outras iniciativas, como a Agenda 2020, Rumos 2015 e Pacto pelo Rio Grande. A governadora disse estar animada com a vinda do ministro e a perspectiva de mudança da relação federativa com o envio do projeto da reforma tributária.
O Rio Grande do Sul, afirmou Unger, deve servir de modelo para toda a nação. O ministro defendeu defendeu a importância do ajuste fiscal e financeiro do Estado.
— Sem o ajuste, a capacidade do Estado na coordenação das mudanças com o setor privado fica fragilizada — observou.
Mangabeira Unger explicou a sua missão, designada pelo presidente Lula, de debater um novo rumo de desenvolvimento para o Brasil. A primeira tarefa da parceira,
segundo ele, é a organização de uma política
industrial e agrícola que fortaleça as energias produtivas da maioria: pequenos empreendimentos e empreendimentos emergentes.
A transformação da qualidade e método da educação do ensino público é uma segunda tarefa, paralela, frisou o ministro. Trata-se da "substituição de um ensino de decoreba, enciclopédico e informativo por um ensino analítico e capacitador, com o encontro de mecanismos que permitam reconciliar a gestão local da escola por estados e municípios com padrões nacionais de investimento e qualidade". As informações são do site do governo.