| 13/02/2008 10h33min
Às 9h48min, com atraso de 1h18min, foi aberta oficialmente a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades, que segue até sábado no campus central da PUCRS, em Porto Alegre (confira ao lado a programação completa). Durante a conferência, serão abordados aspectos do desenvolvimento das cidades, com apresentação de cases e experiências que unam democracia e inclusão social.
Entre os presentes na cerimônia, estavam o prefeito da Capital, José Fogaça, a governadora do Estado, Yeda Crusius, o ex-governador Olívio Dutra e o ministro das Cidades, Marcio Fortes.
— As cidades passam a ser espaço privilegiado para o debate, inovação política e transformação social. É preciso valorizar o poder local e o espírito de cooperação das comunidades — disse Fogaça em seu discurso.
O tema do primeiro dia é "Direito à cidade: Políticas Locais sobre Direitos e Responsabilidades dos Cidadãos". Na palestra inaugural, de aproximadamente 1h50min,
falaram Anna Kajumulo
Tibaijuka, subsecretária-geral e diretora executiva do UN-Habitat, Anna Kajumulo Tibaijuka, do Quênia, Antoni Fogué Moya, Guido Bertucci, diretor da Divisão de Administração Pública e Gestão de Desenvolvimento das Nações Unidas, e Pierre Sané, doutor em Ciência Política pela Universidade de Ottawa, no Canadá.
> Cidades se discutem na Capital
> "É importante compartilhar com os
cidadãos"
> Como Porto Alegre se tornou um palco
Conheça os palestrantes