| 05/02/2008 03h34min
A ONG China Human Rights Defenders (CHRD) acusou o governo chinês de corrupção e abusos em diversas expropriações em Pequim para construir as instalações que abrigarão os Jogos Olímpicos de Pequim. Em comunicado divulgado hoje, o grupo de direitos humanos afirma que foram afetados moradores das regiões de Wali Village e Datun Village, onde ficam infra-estruturas como a Vila Olímpica e os campos de hóquei sobre a grama e arco e flecha.
No comunicado, a ONG assinala que as autoridades locais utilizaram a violência para expropriar os terrenos e demolir os imóveis, além de recolher suspeitas de corrupção durante o processo.
— Apesar de o governo ter feito alguns esforços para compensar as perdas dos cidadãos, ocorreram muitos incidentes e privações — afirma a CHRD.
Em resposta a estes abusos, cerca de 200 afetados realizaram um pedido conjunto ao governo, abriram uma ação judicial e realizaram uma manifestação pacífica para reivindicar seus direitos. A
Chinese Human Rights Defenders
denuncia que vários moradores foram punidos por esses protestos, e alguns deles chegaram a ficar detidos por vários dias e foram enviados a centros de reeducação.