| 04/02/2008 14h55min
A ausência do atacante camaronês Samuel Eto'o, que disputa a Copa da África pela seleção de seu país, vem sendo prejudicial ao Barcelona: desde então, a equipe marcou apenas quatro gols em seis jogos — uma média de 0,66 por partida. A última vez que o Barça balançou as redes mais de uma vez foi no 4 a 0 sobre o Múrcia, em 12 de janeiro. Coincidentemente, Eto'o esteve em campo e foi autor de dois gols.
Desde então, o Barcelona protagonizou empates em 0 a 0 com Sevilla e Villarreal, ambos pela Copa do Rei, superou o Racing pela conta mínima no Espanhol — com gol de Henry — e ficou no 1 a 1 com o Athletic em Bilbao. Além disso, o time bateu o Villarreal por 1 a 0, novamente pela Copa do Rei, e superou o Osasuna pelo mesmo placar no campeonato local graças a um gol no fim da partida.
A média de 0,66 é muito inferior aos 2,14 registrados desde a volta de Eto'o aos gramados. O camaronês, que passou grande parte do início da temporada lesionado, retornou em dezembro, na
vitória de 2 a 1 sobre o
Deportivo La Coruña, pela 15ª rodada.
Desde então, foram sete jogos e 15 gols. Neste período, o time só não balançou as redes na derrota de 1 a 0 para o Real Madrid contra o Camp Nou, pelo Espanhol.