| 30/01/2008 14h18min
O Comitê Executivo da União Européia de Futebol (Uefa) advertiu, em reunião realizada em Zagreb, na Croácia, que Polônia e Ucrânia podem perder o direito de sediar a Eurocopa de 2012 caso não acelerem os preparativos para o evento.
– Atualmente os quatro anos e meio que faltam para o início da Eurocopa de 2012 parecem longos, mas não são. Os preparativos não estão seguindo o calendário previsto e o apoio governamental ao projeto não é claro – avisou David Taylor, secretário-geral da Uefa.
O dirigente garantiu que a entidade ainda não pensa em uma mudança de sede, mas advertiu que tal posição pode mudar caso não haja avanços nos próximos seis meses.
O Comitê Executivo da Uefa acredita que a instabilidade política em ambos os países prejudicou bastante o andamento das obras. Caso a sede seja mudada, o órgão afirmou que isto não significará necessariamente que a Itália, derrotada na votação final, receberia automaticamente o direito de abrigar o evento.
– Daríamos um olhar completamente novo à questão, não levando em conta qual candidatura ficou em segundo e terceiro na ocasião da escolha – concluiu Taylor.
Para o presidente da Uefa, Michel Platini, os próximos meses serão decisivos para a resolução dos problemas referentes à organização da Euro 2012.
– Tenho a sensação de que os próximos quatro ou seis meses serão cruciais para evitar qualquer problema importante no que diz respeito aos projetos esportivos e de infra-estrutura pública – ressaltou o francês.
A edição 2008 da Eurocopa será disputada na Áustria e na Suíça.
GAZETA PRESS